ESTUDAR É COMO DANÇAR; É SÓ TREINAR !

sábado, 7 de dezembro de 2013


FÉRIAS !!
"PEGANDO  LEVE" , AINDA...

Olá , pessoal !
Espero que estas férias estejam MARA !!!


Só descanso e curtição !!!

Mas , "peraêêêêê..."
Que tal um momento leitura nas férias , também ?

Bem, este ano -  em nossa caixa de livros -  havia  : HQs , a série do "Diário de um Banana", entre outros tantos livros que , embora sejam  muito legais e vocês tenham curtido tanto ; no próximo ano :  8ª série / 9º ano !!! , quem for esperto vai começar a se interessar por aqueles livros da caixa que muitos consideram  "livros chatos" - como se existissem livros chatos, fala sério !!!!

Por quê ? 
ORA  ESSA !
Porque  são muito interessantes  e a maioria das provinhas por aí pedem estes livros ...
especialmente o famoso ENEM !!!!

ENTÃO...
"SE  LIGA  !!!"


Aliás, nunca entendi por que chamam estes livros de chatos...

Olha só este vídeo  que fizeram , "livroclip" ,de um dos maiores romances da literatura brasileira: "Dom Casmurro" , do Machado de Assis :


Parece um livro chato ?

Só por que é antigo tem de ser chato?

Abra sua mente , maluco !!

Resumo:

" Dom Casmurro é um romance
 escrito por Machado de Assis em 1899.Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance. Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça "Otelo"  de Shakespeare.

Ao longo dos anos, Dom Casmurro, 
com seus temas como o ciúme, a ambiguidade de Capitu, o retrato moral da época e o caráter do narrador, recebeu inúmeros estudos, adaptações para outras mídias e sofreu inúmeras interpretações, desde psicológicas e psicanalíticas na crítica literária dos anos 30 e dos anos 40, passando pelo feminismo na década de 1970 até sociológicas da década de 1980, e adiante. Creditado como um precursor do Modernismo e de ideias posteriormente escritas por Sigmund Freud, o livro influenciou os escritores John Barth, Graciliano Ramos e Dalton Trevisan e é considerado por alguns a obra-prima de Machado. Além de ter sido traduzido para outras línguas, continua a ser um de seus livros mais famosos e é considerado um dos mais fundamentais de toda a literatura brasileira".



... e ainda tem "mané"  que acha que é livro chato !  Aff  !!!


Querem ver mais um pouco ?
Olhem só a minissérie que a Globo fez , baseada no livro :




Interessou ? 
Tem outros capítulos...
... continua no "you tube", 
"bora lá " acessar .........ou........ler.......

Profª  Mary








Nenhum comentário:

Postar um comentário